Andava a vasculhar os livros de receitas antigas e ao folhear um deles surge a torta de noz que me trouxe à lembrança memórias de sabores inesquecíveis. Um bolo de massa muito fofa recheado com chantilly e adornado com raspas de chocolate e nozes. O toque especial é lhe dado pelos salpicos de Sumol de ananás que lhe confere uma frescura incomparável. Nos meus tempos de meninice não havia restaurante na zona do Porto e Matosinhos que não tivesse torta de noz como sobremesa. Como não podia deixar de ser, deixo o meu toque pessoal com a adição dos frutos vermelhos que adorei.
Ingredientes:
6 ovos
300 g açúcar
112 g farinha trigo com fermento
100 g amido de milho
1 colher de chá de fermento
1/2 garrafa de Sumol de ananás
1 pacote de natas
3 colheres de sopa de açúcar baunilhado
frutos vermelhos q.b.
metades de nozes q.b.
chocolate culinária em barra q.b.
Preparação:
Bater as claras em castelo e reservar. Bater as gemas com o açúcar durante 4 minutos. Adicionar alternadamente com movimentos circulares de cima para baixo as farinhas peneiradas (trigo, amido milho, fermento) e as claras. Levar ao forno em tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal a 170ºC durante 25 minutos(fazer o teste do palito, se sair seco está cozido). Deixar o bolo a arrefecer completamente. Bater as natas com o açúcar até obter chantilly e reservar no frigorífico. Partir o bolo no sentido do comprimento(obtemos duas partes) e salpicar com Sumol. Barrar uma das partes com o chantilly e sobrepor a outra metade. Enfeitar com o restante chantilly, polvilhar com raspas de chocolate (usei a parte mais grossa do raspador metálico para fazer raspas fininhas), nozes e frutos vermelhos a gosto. Colocar o bolo 15 minutos no frigorífico porque fica delicioso se servido fresquinho.
Espero que gostem!
que aspeto tão bom.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Ficou tão linda... Apetece logo uma fatia!
ResponderEliminarBeijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/
É linda e deve ser deliciosa! Tenho de fazer! Beijinhos
ResponderEliminarSabias que este continua a ser um dos bolos favoritos cá em casa e volta e meia sai um :)
ResponderEliminarÉ daqueles bolos extremamente fofos e frescos, que não se consegue resistir e cá em casa costumamos juntar também uns morangos ... ao ver este já fiquei com desejos :D
Beijinhos ...
Guloso qb
Que aspecto divinal.
ResponderEliminarFantástica.
Bjinhos!!!
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Olá :)
ResponderEliminarÉ realmente um dos bolos atuais, mais falados no Porto.
De massa fofa torna-se agradável, mas gostei muito dessa
sugestão com os frutos vermelhos.
Beijinho