quarta-feira, 31 de março de 2021

Pão रोटी Naan

Um dia destes deparei-me com esta receita de Pão रोटी Naan e revivi as fantásticas recordações de uma viagem à Índia. Nunca mais comi deste pão mas ao prová-lo, consegui sentir de uma forma fidedigna o sabor, o aroma e textura que ficou guardado na minha memória (quando me diziam que a refeição era "- No spice !", eu achava sempre muitoooo picante e o meu salvador foi o fabuloso pão Naan pincelado com gordura e orégãos). Apesar de ser um país em que vemos a pobreza extrema espelhada em qualquer canto para onde olhamos, há também um espírito de entreajuda admirável e voluntário na forma de cozinhas comunitárias gigantescas, que servem milhares de refeições diariamente a quem quiser aparecer! Nas zonas mais rurais não costumam usar talheres mas partem pequenos pedaços de Pão Naan  e usam-no para pegar na comida de uma forma muito elegante e graciosa! A fonte de inspiração foi o blog obolinhodesabado.

 Ingredientes:

125 g farinha de trigo com fermento ( 2 medidas rasas da embalagem de iogurte)

1 iogurte natural (120 g) 

1 pitada de sal fino

Orégãos secos q.b.

Preparação:

Numa taça misturar com um garfo a farinha, o iogurte e o sal até formar uma bola moldável, se necessário juntar mais um pouco de farinha. Amassar um pouco e deixar a repousar 20 minutos. Dividir a massa em 8 porções. Moldar bolinhas e espalmá-las muito fininhas em bancada enfarinhada com um rolo da massa. Polvilhar com óregãos e pressionar para aderir. Aquecer uma frigideira antiaderente e deixar cozinhar cerca de 1 minutos até começar a formar bolhas, virar e deixar mais 1 minuto. Reservar o रोटी Naan dentro de recipiente tapado com pano para se manter quentinho. Pode ser comido assim simples ou pincelado com azeite e alho para uma versão mais calórica! Adoro este pão com duas texturas, ora macia ora crocante e chamuscada.





Espero que gostem!

12 comentários:

  1. Pão com um aspeto delicioso. Gostei muito das fotos.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Cuando visito un país lo más importante es ver y probar lo que se come. El pan naan es delicioso y curiosísimo ver cómo lo emplean para comer.
    Besos

    ResponderEliminar
  3. Tengo ganas de probar este pan, se ve muy rico la verdad.
    Un besito y feliz semana.

    ResponderEliminar
  4. He visto este pan algunas veces por la Red y siempre digo que tengo que hacerlo por probarlo, creo realmente que me va a gustar. Tu receta me parece muy buena, por lo tanto me la quedo.
    Un beso

    ResponderEliminar
  5. Hola. No conozco esos lugares y como todos tiene su encanto y también su realidad. Tienen otra percepción de la vida muy distinta a la del mundo occidental y supongo que como en todos sitios debe haber pobreza y riqueza.
    Este pan, no suelo hacer, leyendo los ingredientes y como lo has hecho estoy seguro que tiene que estar muy rico y me gustaría poder probarlo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  6. Hola,
    gracias por tu visita, gracias a ello ahora puedo seguir tu blog.

    Me encanta este pan. Tomaré nota de tu receta.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...