sexta-feira, 17 de julho de 2015

Brownie de chocolate com nozes e caramelo salgado


A pedido da aniversariante mais nova cá de casa fiz este brownie gigante de chocolate com nozes e molho de caramelo salgado. Uma delícia reservada apenas para os dias especiais!


Ingredientes:
Bolo
180 g margarina
160 g açúcar amarelo
150 g chocolate preto em barra
2 colheres de sopa de cacau em pó
3 ovos
1 pitada de canela em pó
110 g farinha de trigo sem fermento
100 g de miolo de nozes partido

Molho de caramelo salgado
100 g açúcar mascavado
250 ml natas
10 g manteiga
1 pitada de sal

Preparação:
Bolo
Derreter a margarina com o chocolate no microondas por períodos de 30 segundos até obter uma mistura homogénea. Numa taça misturar os restantes ingredientes com varas de arame. Adicionar a mistura da manteiga derretida à taça anterior e mexer ligeiramente. Forrar uma forma de 15/20 cm com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC durante aprox. 15 minutos. Deixar arrefecer o bolo e na hora de servir fazer enfeites com o molho de caramelo salgado. Usei o dobro desta receita para fazer este bolo.

Molho de caramelo salgado
Colocar o açúcar num tacho e levar a lume brando até derreter. Adicionar as natas a ferver e mexer até obter um creme homogéneo. Juntar a manteiga e o sal mexendo mais um pouco. Deixar arrefecer. À medida que vai arrefecendo, torna-se mais espesso.

Aproveitei as bonitas alfazemas floridas do jardim para a decoração da sala que oscilou entre o lilás e o branco de outras flores. São algumas sugestões simples que dão outro encanto a uma comemoração tão especial.





Espero que gostem!

7 comentários:

  1. Lindo! Tens noção que brownie é só uma das sobremesas que mais gosto?! Adoro, sou viciada! Ainda ontem à noite comentei que tenho de voltar a fazer! Pois é, já digo isto há dias e tenho resistido mas acho que não dá para aguentar mais! E essa cobertura de caramelo salgado é de bradar aos céus! Adoro! Fica perfeitíssima com chocolate! Já viste o passatempo do meu blog?! Adorava que participasses! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. muito bonito mesmo o bolinho mas melhor ainda deve ser o sabor :P


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Olá Rosabela!!
    Só tenho a dizer que a aniversariante escolheu muito bem e que você executou a tarefa com primor! Ficou belíssimo e, com toda certeza, delicioso!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
  4. Mas que bonito este teu bolo. Deve ser maravilhoso!
    Não conhecia o teu cantinho, até comentares os meus Wrap :)
    Já estou a seguir-te para não perder pitada ;)
    Beijinhos
    Bimbyces da Cristina ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...