O salgado das bolachas, a cremosidade do recheio e o doce do caramelo são uma explosão de sabores na boca. Posso definir este creme de caramelo como se estivesse a comer colheradas de caramelos toffee com a vantagem de não ficarem colados aos dentes durante o tempo que demoram a dissolver!!
Ingredientes:
Base
250 g bolachas digestivas
70 g manteiga derretida
Recheio
300 g queijo creme ( usei philadelphia)
1 1/2 colher de chá de sumo de limão
50 g açúcar
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 pacote de natas para bater
Molho de caramelo
100 g açúcar mascavado
250 ml natas
10 g manteiga
1 pitada de sal
Preparação:
Base
Triturar as bolachas, misturar com a manteiga até obter umas migalhas grossas e cobrir o fundo das taças. Levar ao frigorífico para endurecer.
Recheio
Bater as natas até duplicarem de volume e reservar. Bater o queijo creme com o açúcar, o aroma de baunilha e o sumo de limão. Adicione a mistura anterior às natas batidas, colocar sobre a base de bolacha e levar novamente ao frigorífico para solidificar o creme (aproximadamente 4 horas).
Molho de caramelo
Colocar o açúcar num tacho e levar a lume brando até derreter. Adicionar as natas a ferver e mexer até obter um creme homogéneo. Juntar a manteiga e o sal mexendo mais um pouco. Deixar arrefecer. Na hora de servir, colocar uma colher de creme de caramelo em cada taça. Eu optei por fazer este cheesecake em taças individuais mas há sempre a opção de o fazer numa forma e cortar em fatias. A vantagem de fazer a sobremesa em taças é proporcionar doses mais pequenas e neste caso fiz metade da receita descrita que rendeu 6 doses.
Espero que gostem!
Fonte: coco e baunilha