terça-feira, 16 de agosto de 2016

Azeitonas com orégãos e azeite

Os sabores mais simples são muitas vezes surpreendentes! Estas azeitonas aromatizadas com orégãos foram uma das entradinhas que surgiram num almoço que fiz para alguns familiares e teve como convidado especial o membro mais novo da família, o meu sobrinho neto D.



Ingredientes:
200 g azeitonas pretas descaroçadas
1 colher de sopa de orégãos secos
2 colher de sopa de azeite virgem extra

Preparação:
Colocar todos os ingredientes numa taça e envolver. É uma receita simplérrima, cheia de sabor e à qual não resisto.
Espero que gostem!

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Copinhos de chocolate e mascarpone

Com o calor que se tem sentido no Porto, não me atrevo a ligar o forno mas uma sobremesa fresquinha e achocolatada é sempre bem vinda!


Ingredientes:
200 g chocolate em barra culinária
100 ml leite
100 ml natas
50 g mateiga sem sal
250 g queijo mascarpone
50 g acúcar em pó
1 colher de café de essência de baunilha

Preparação:
Aquecer num recipiente o leite e as natas. Numa tigela de vidro colocar o chocolate partido em pedaços, adicionar a mistura quente anterior e mexer até obter um creme homogéneo. Juntar a manteiga e mexer até ela derreter. Colocar o creme em copos e levar ao frigorífico. Bater o queijo mascarpone com o açúcar e a essência de baunilha. Colocar um pouco do creme anterior em cada copo e guardar no frigorífico até à altura de servir. Enfeitei cada copo com uma flor de hóstia.
Espero que gostem!

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Tcharam... sapateira recheada

Há algum tempo que a ideia de dar um "refresh" na apresentação do blog tem vindo  a ganhar força e nada melhor que uns dias de férias para o fazer. Espero que gostem da inauguração da nova cozinha com este petisco fresco e saboroso, sapateira recheada!
Ingredientes:
1 sapateira viva de 1 kg
2 l água
60 g sal
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 casca de cebola
1 ovo cozido
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de pickles picados
1 colher de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de pão ralado
1 pitada de pimenta

Preparação:
Cozer a sapateira na água com o sal, folha de louro, cebola e ramo de salsa durante 14 minutos. Deixar arrefecer completamente em gelo. Abrir a sapateira, separar as patas e rejeitar os pulmões (apêndices que parecem penas). Colocar numa taça o interior da santola picado, o ovo raspado, a cebola, a salsa, os pickles, o vinagre, pimenta, pão ralado e a maionese. Mexer e verificar se o tempero e consistência estão bem. Eu gosto que fique com um toque muito ligeiro avinagrado. Guardar no frigorifico até à hora de servir. Costumo colocar as pernas e a carcaça partida em pedaços e o recheio dentro da carapaça, acompanhados com tostinhas.


Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...