segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bodas de ouro

Vou partilhar convosco um dia muito especial que festejamos cá em casa no último fim de semana. Foram as bodas de ouro dos avós! Foi uma festa simples em família e com os amigos mais chegados. As cores escolhidas foram o branco e o dourado. O bolo foi inspirado no de casamento que tinha dois andares e era coberto com rosas brancas. Deixo aqui algumas fotografias com os pormenores que considero mais queridos e espero que possam ser fonte de inspiração para quem visita o meu blog.
O bolo:







O andar superior do bolo era de limão e côco e o inferior de chocolate. Servi os bolos com uma bola de gelado de baunilha.

A mesa dos doces:



Os pormenores:









A mesa dos salgados:



 Irei postar as receitas dos bolos nos próximos dias.
 Espero que gostem!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Muffins de mirtilos

Esta receita foi a pedido do meu filho mais velho que redescobriu os muffins de mirtilos. São uns bolinhos densos, pouco doces e têm a vantagem de se usarem frutas. São ideais para um lanche.











Ingredientes:

225 g farinha  de trigo com fermento
1 colher de chá de  fermento
190 g açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de sopa com margarina derretida
1 iogurte natural
1 colher de sopa com essência de baunilha
250 g mirtilos ( usei congelados)
1 colher de chá com farinha para polvilhar os mirtilos (assim eles não ficam concentrados no fundo da forminha)
3 ovos

Preparação:
Colocar a farinha, o sal e o fermento numa taça. Noutro recipiente misturar ligeiramente sem bater os ovos com o açúcar, a margarina derretida, o iogurte e a baunilha.Coloque a mistura líquida anterior na taça dos secos e mexa com um garfo apenas para envolver tudo. Adicione os mirtilos previamente enfarinhados e leve ao forno em forminhas de papel (180ºC durante 20 minutos).                                                                                                                                                                                  

domingo, 21 de abril de 2013

Tiramisú

Há algum tempo que tinha vontade de experimentar esta receita mas nunca tinha surgido a oportunidade. Este fim de semana foi o dia D para o Tiramisú e ficou excelente. O creme é suave e aveludado, tem o toque muito subtil do Rum e do café. É uma sobremesa a repetir.

Ingredientes:
200 g biscoitos champanhe (também fica bom se usar bolacha maria torrada ou palitos de la reine "Du Bois de la Roche")
4 chávenas de café forte
cacau em pó para polvilhar

Para o creme:
2 colheres sopa de Rum
250 g queijo mascarpone
1 pacote de natas
2 ovos
150 g açúcar

Preparação:
Misture o mascarpone com as natas e o Rum. Bata os ovos com o açúcar até formar um creme branco e junte delicadamente a mistura anterior, somente até formar um creme liso.Molhe os biscoitos no café e coloque-os numa taça. Espalhe por cima o creme e repita a operação. Leve ao frigorífico no mínimo 3 horas. Na hora de servir, polvilhe com cacau em pó.









Espero que gostem!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Queques de chocolate

Finalmente chegou o sol e com ele a vontade de  comer uns queques de chocolate, fofinhos, húmidos e sabor intenso. São uma verdadeira tentação!






Ingredientes:
150 g de chocolate em barra (usei Nestlé )
90 g margarina
3 ovos
100 g açúcar
1 colher de sopa de farinha com fermento

Preparação:
Derreter o chocolate com a margarina (45 segundos no microondas na potência máxima). Com a batedeira, misturar os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar a mistura do chocolate com a dos ovos e continuar a bater. Adicionar a farinha  à mistura anterior e envolver suavemente com colher. Encher as formas de papel ( até 3/4) e levar a forno a 180º C entre 10 / 15 minutos.O objectivo é ficarem relativamente húmidos no interior. Esta receita foi retirada do blog lume brando.
Espero que gostem!

domingo, 14 de abril de 2013

Cabritinho assado à moda da avó

Em dias especiais, o prato de eleição  cá de casa é o cabritinho assado. Esta receita é da autoria da avó T. que o cozinha divinamente e que nos transmitiu os seus saberes.


Ingredientes
3 kg cabrito (4 pessoas)
1 cebola
4 dentes de alho
3 limões
1 folhas de louro
sal
1 caldo knorr de galinha
4 colheres de sopa com polpa de tomate
4 folhas hortelã
3 ramos de salsa
200 ml vinho verde
200 ml água
1 laranja (sumo)
4 colheres de sopa com azeite
1/2 pimento verde cortado em pedaços
1 folha de aipo
2  ramos de cebolinho
1 colher de sopa com pimentão doce
8 batatas pequeninas

Preparação:
Coloque o cabrito partido em pedaços durante 24 h em água com sal e 2 limões espremidos. Num recipiente, prepare o tempero: cebola e alhos cortados em pedaços, sumos de limão e laranja, folha de louro, sal, caldo knorr esmigalhado, polpa de tomate, pimentão doce, pimento, azeite, vinho, água e restantes ervas aromáticas cortadas em pedacinhos. Retire o cabrito da água  coloque-o no tempero durante mais 24 h. Aqueça o forno a 200ºC e coloque a assadeira com a carne, tempero e as batatinhas descascadas. Ao fim de 40 minutos baixo a temperatura para os 180º C, porque nesta altura a carne já está dourada e pretendo que ela coza mais lentamente (por mais 40 minutos ). O segredo deste prato, consiste em ir virando a carne muitas vezes (de 15 em 15 minutos) durante a assadura para que fique dourada de uma forma homogénea. O cabrito foi acompanhado com batatinhas assadas e arroz de acafrão no forno (feito pela titi C).






Espero que gostem!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bacalhau lascado

Ainda não tinha apresentado nenhuma receita do fiel amigo e reconheço que é uma falha grave, portanto aqui vai um bacalhau aprovado pelos juízes cá de casa. É fácil de fazer, fica com um sabor especial por causa do alho picado e a apresentação faz crescer água na boca!

Ingredientes:
4 postas de bacalhau demolhado
5 ovos
8 batatas pequenas
100 ml azeite
4 dentes de alho
0,5 kg grelos
sal

Preparação:
Coza as batatas com a casca, 4 ovos, os grelos e o bacalhau. Num recipiente que possa ir ao forno, disponha por camadas: batatas descascadas cortadas às rodelas, alho picado, grelos, alho picado, bacalhau lascado, alho picado, ovos partidos às rodelas e por último batatas cortadas. Deite o azeite por cima das camadas e de seguida um ovo batido. Leve ao forno a 200ºC durante 10 minutos(até ficar dourado).











































Espero que gostem!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Leite creme

Eu adoro leite creme! Cá em casa sempre se fez desta forma. Fica cremoso e é rápido de fazer.
Ingredientes:
1 L de leite magro
70 g (2 + 1/2 colher de sopa) de amido de milho
6 colheres de sopa de açúcar
3 gemas
2 paus de canela
2 cascas de limão

Preparação:
Coloque num tacho todos os ingredientes e leve a lume brando até a mistura levantar fervura. Tem que se mexer constantemente, para evitar que surjam grumos. Coloque em pratos de sobremesa e depois de frio polvilhe com canela em pó. Se usar leite gordo, terá de colocar apenas 2 colheres de sopa de amido milho.





 Espero que gostem!

domingo, 7 de abril de 2013

Manjar rosa




Hoje lembrei-me de fazer esta sobremesa que é refrescante, textura cremosa e uma cor fantástica! Podemos utilizar outros sabores de gelatina / iogurtes e assim obter cremes com sabores e cores muito diferentes. Cá em casa, gostamos muito desta combinação de sabores.



Ingredientes:
1 pacote de gelatina de morango
250 ml água a ferver
2 iogurtes de aroma a frutos silvestres

Preparação:
Dissolva a gelatina na água a ferver e deixe arrefecer durante 15 minutos. Adicione os iogurtes e mexa bem, até obter um preparado homogéneo. Leve ao frio durante 30 minutos. Mais fácil não podia ser !!
Para dar um toque mais glamoroso, molhei a borda do copo em água e em seguida pressionei em côco ralado. 






Espero que gostem!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Polvo no forno

Este prato de polvo é muito fácil de fazer e do agrado de todos cá em casa.

  






Ingredientes:
1 polvo (1,5 kg)
4 batatas
1 cebola
4 dentes de alho
2 folhas de louro
salsa
150 ml azeite
2 pães cortados em fatias (usei pão que tinha sobrado do dia anterior)

Preparação:
Coza o polvo na panela de pressão durante 30 minutos. Coza as batatas com a casca e depois corte-as às rodelas. Faça um refogado muito clarinho com o azeite,a cebola, os alhos e as folhas de louro. Numa travessa que possa ir ao forno coloque no fundo o refogado, depois as batatas e por fim o polvo com a salsa. Leve ao forno a 200ºC durante 15 minutos(até ficar douradinho). Retire do forno, coloque por cima o pão fatiado e salpique o pão com azeite. Leve novamente ao forno por mais 5 minutos, até o pão adquirir uma cor tostadinha.









Espero que gostem!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Bolos de arroz

Os bolos de arroz fazem parte das minhas memórias de infância  e há algum tempo que eu tinha vontade de os experimentar, ficaram com o sabor que eu recordava dos verdadeiros bolinhos de arroz.
Receberam nota 5 !



Ingredientes:
125 g açúcar
60 g margarina
3 ovos
100 g farinha de trigo
100 g farinha de arroz
1 colher de chá de fermento

Preparação:

Bata a margarina com o açúcar, junte os ovos 1 a 1 e acrescente as farinhas previamente misturadas com o fermento. Deite em formas de papel (como não tenho os aros de metal especiais para bolos de arroz, usei forma de papel que coloquei dentro de forma externa de metal; assim eles mantêm a forma). Polvilhe com açúcar e leve ao forno aquecido a 180º C, durante 20 minutos. Inspirei-me na receita do blog maisumsobreculinaria e fiquei muito satisfeita com o resultado. 



   
   









































Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...